Beleza

As recomendações para saúde dos cabelos e do couro cabeludo

Compartilhe isso:
Tempo de leitura: 1 Minuto

Veja algumas dicas para manter o cabelo saudável, macio e bonito

Hoje trago um assunto que costuma ser frequente no consultório por conta de diversas dúvidas — principalmente — das mulheres: os cabelos. Será que você está cuidando corretamente dos seus? Acompanhe algumas recomendações — do que fazer e não fazer.

1. Aplicar xampu no comprimento dos fios

As fórmulas dos xampus possuem componentes detergentes que ajudam a limpar o fio e retirar o excesso de oleosidade. O problema é que as pontas já têm pouca oleosidade naturalmente e, em contato com o produto, podem ficar ainda mais ressecadas.

Concentre a lavagem no couro cabeludo e deixe a espuma escorrer pelas pontas, assim você retira as impurezas sem agredir o cabelo.

2. Deixar o condicionador chegar ao couro cabeludo

O erro é comum principalmente em quem tem cabelo mais curto, pois ele pode obstruir a raiz dos fios podendo causar uma série de danos como queda e caspa. Como o condicionador deve ser aplicado somente no comprimento e pontas, evite usar em excesso. Retire o excesso de água dos fios e vá aplicando aos poucos, mecha por mecha.  CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

3. Hidratação capilar

A máscara de hidratação é recomendada, sim! Embora o condicionador deixe os fios mais macios e desembaraçados, ele não consegue repor todos os nutrientes necessários. A máscara tem a ação mais intensa e atua dando mais força, maciez e brilho. Use-a no comprimento e pontas, sendo recomendado uma vez a cada 15 dias.

A máscara apresentava bons resultados nas primeiras aplicações e depois parou de fazer efeito e até deixou seu cabelo pesado? O que acontece é que o seu fio também pode ficar saturado de um certo tipo de nutriente.

O recomendado é alternar entre uma máscara reconstrutora e outra nutritiva. A primeira ajuda a deixar o cabelo firme e forte, mas em excesso pode deixá-lo “endurecido”. Já a segunda, ajuda no brilho e maciez, mas se for usada com muita frequência, pode deixar o fio pesado e opaco.

4. Deixar resíduos de produtos no couro cabeludo e fios

Não retirar integralmente os produtos na lavagem pode ser prejudicial não só à aparência dos fios, que ficam opacos e sem movimento mas também à sua saúde. Ficar com resíduos de produto no cabelo muito tempo pode causar alergias no couro cabeludo. Além disso, você corre o risco de “queimar” o cabelo fazendo chapinha — alguns produtos podem ter seu efeito potencializado com a ação do calor. Enxágue bem e, se necessário, use um pente de dentes largos para ajudar no processo.

Uma apaixonada pela internet e pela leitura que nos faz mergulhar em um mundo de sonhos.  Nasci em Minas Gerais, Logo me formei em Direito e trabalhei durante muito tempo na área. Até vim meu primeiro filho, Lucas. Hoje tenho meu escritório de Advocacia e concilio com a vida de mãe e esposa que não é nada fácil. Eu sou o tipo de pessoa que adora desafios e quase nunca estou satisfeita, quando todos acham que está bom, eu acredito que ainda pode ficar melhor! Sempre estou me atualizando e procurando evoluir minha percepção acerca do que acontece ao meu redor. Amo o que faço, Amo minha Família e Amo minha vida. Ah, e recentemente, sou EX-Fumante, mais uma batalha vencida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!